sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A vida e uma bola. Chris Paul: Exemplo de vida



Esse post foi feito a partir de uma notícia que vi no site ESPN.com quando procurava algum acontecimento importante sobre a NBA.
Pra quem conhece Chris Paul, armador do New Orleand Hornets provavelmente deve estar esperando ler algo sobre sua carreira. Porém dessa vez o exemplo de vida desse homem é algo que chama a atenção não só dos fãs do melhor basquete do mundo, mas sim de muita gente que ler essa história a seguir ou até daqueles que nem saibam da existência desse blog.

Na noite de 15 de novembro de 2002, o avô de Paul, Nathaniel Jones foi morto a pancadas por cinco jovens numa tentativa de assalto. Ele tinha 61 anos.
Hoje Paul lembra desse acontecimento com muita tristeza. Porém diferente da opinião comum da maioria das pessoas, ele alega que os acusados pelo assassinato de seu avô mereceriam uma segunda chance. Atualmente esses jovens já são homens. Alguns deles cumprem uma pena provisória e outros de prisão perpétua. O armador em entrevista a ESPN americana disse sobre o caso: "Esses caras a cerca de 14 ou 15 anos atrás, tinham muita vida pela frente. Eu gostaria de poder falar com eles e dizer-lhes: Sinceramente eu perdôo vocês... Odeio saber que eles estão indo para a cadeia por um longo tempo. Eu odeio isso. "
               Chris Paul emocionado ao falar sobre a morte de seu avô numa escola da Carolina do Norte


"Chris Paul odeia isso?" diz a mãe de Christopher Bryant, um dos cinco envolvidos no assassinato. "Bem, eu também não queria que isso tudo acontecesse. Meu filho tem 23 anos hoje. Ele cometeu esse crime quando tinha 15 anos." Seu filho tem seis anos para cumprir na prisão. Dorrell Brayboy, outro dos cinco de 23 anos ainda tem seis de pena. Jermal Tolliver, 23, tem sete. Os dois irmãos - Nathaniel Cauthen, 24 e Rayshawn Bandeira, 23 - ficarão lá até o resto da vida deles. Advogados e jornalistas americanos alegam que nunca viram uma pessoa que perdeu um ente querido num caso como esses perdoando os culpados como Chris Paul fez.

Chris Paul escreveu uma vez que seu avô "ensinou-lhe mais coisas do que ele poderia aprender com um Ph.D."

Nathaniel Jones era um homem muito querido na Carolina do Norte. Ele foi o primeiro homem negro a abrir uma estação de serviço no local, Paul e seu irmão trabalhavam para ele. Seu avô era chamado de "Papa Chili" pelas pessoas da comunidade que na maioria das vezes eram apoiadas por ele. O armador da liga alega que considerava-o como sem melhor amigo.

Dias depois da morte de "Papa Chili", Chris Paul marcou 61 pontos, um para cada ano de vida do seu avô em seu jogo para a Forsyth West High School chegando a perder um lance livre propositalmente no final da partida. Em seguida, desabou nos braços do seu pai chorando. E mesmo depois de tudo que aconteceu o armador quer os criminosos soltos. Quem faria isso? Poucos perdoariam, mas Paul fez.


"Eu perdi meu avô", Paul disse: "Eu entendo que ele não vai voltar. Na época, me senti bem quando eu soube que eles foram levados para a prisão. Mas agora que estou mais velho, quando eu penso em todas as coisas que eu vi na minha vida... Não, eu não quero isso. Eu não quero isso."

Confesso que depois que li essa notícia no site da ESPN meus olhos encheram de lágrimas. Não só eu como muitos que souberam desse caso, assim como você que leu esse texto vão pensar mais sobre o seu dia-a-dia e seus desejos, sejam de justiça ou vingança... Não estou dizendo que criminosos sem coração devam ser inocentados ou querendo dar uma lição de moral, muito pelo contrário. Sou péssimo em lições de moral. Como alguém pode perdoar pessoas que cometeram um ato tão desumano? Talvez a explicação para isso seja o amor... Não só pela habilidade inigualável de Chris "CP3" Paul mas também pela sua personalidade, ele será lembrado como uma das maiores figuras da NBA.


Postagem: Edinho Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário